Imprimir
PDF

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

WhatsApp Image 2019-04-02 at 15.37.25Esta terça-feira, 2 de abril é marcada em todos os países como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

O diretor do SASP, Vagner Patini, é uma das pessoas engajadas na luta, e tem um filho autista. Para ele, "o apoio à causa é fundamental, não só por pais de autistas, mas por toda a sociedade, para que ajudem seus familiares e amigos que vivem com autistas; não precisamos de dinheiro, muitas vezes apenas precisamos de um abraço, um apoio solidário para dizer que tudo ficará bem... porque é simples, a maior preocupação é como ajudar esses anjinhos a viver em um mundo que não aceita inocentes, e a maior preocupação é quando eu me for, como ele ficará! É por isso que lutamos com tratamentos sociais e conscientização dos amigos, familiares e toda a sociedade", alerta.

DIREITOS DO AUTISTA

Segundo dados do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma em cada 68 crianças e diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em pesquisa realizada nos EUA. No Brasil estima-se que existem até 2 milhões de autistas.

A Lei Federal número 12.764/2013 instituiu em nosso País uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Por exemplo, após fazer 18 anos, os pais ou responsáveis pelo autista tem o direito à curatela, que é o ato tomado por um Juiz para  esta responsabilidade sobre o austista seja estendida após sua maioridade, em questões financeiras e decisões sobre sua saúde, por exemplo.

Outra lei federal, a de número 13.370/2016 autoriza a redução da jornada de trabalho dos pais de filhos autistas, quando ocupantes de cargos públicos. Outro benefício pouco conhecido é o de não pagamento de impostos na compra de um carro novo, por exemplo. No transporte interestadual, pessoas de baixa renda também tem direito à gratuidade quando tenham filhos autistas (ver Lei 8.899/1994). Em viagens aéreas um desconto de até 80% também pode ser pleiteado junto às Cias Aéreas.

Outro direito do Autista é o BPC - Benefício de Prestação Continuada (ver a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social. ,- 8.742/1993), também para famílias de baixa renda.

O QUE É AUTISMO

Autismo é um transtorno de desenvolvimento de maior ou menor gravidade, que prejudica a capacidade de um indivíduo se comunicar e interagir com outras pessoas.

O autismo faz parte de um espectro de condições que limitam habilidades, interações sociais, comportamentos, a fala e a comunicação não verbal. Trata-se de uma condução geral para um grupo de desordens no desenvolvimento cerebral.

O autismo não tem cura, mas é perfeitamente tratável, e um reconhecimento precoce da doença é fundamental. No tratamento são usadas psicoterapia, terapias comportamentais, educacionais e familiares que podem reduzir os sintomas e contribuírem para a aprendizagem e o convívio social do autista.

 

(Comunicação SASP, com Internet)

advogados sindicalizados

expressao popular uneafro grito dos excluidos assembleia popular