2° Comenda Maria da Penha

por | maio 17, 2023 | Geral

 

A premiação carrega o legado e a memória da Dra. Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, ex- diretora do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo, ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, ex-conselheira e ex-presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB-SP, ex-integrante da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Criadora e Impulsionadora da Marcha Noturna pela Igualdade Racial e presença significativa em todas as entidades advocatícias.

Em 2023 o Sindicato homenageia personalidades, juristas e entidades comprometidas com o combate à discriminação racial no Brasil. Este ano a cantora e deputada estadual por São Paulo, Lecy Brandão; o juiz Edinaldo César dos Santos Júnior; os ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU), Regina Santos e Milton Barbosa, e a Central única das Favelas (CUFA).

A primeira edição do prêmio ocorreu em novembro de 2019, no Al Janiah e homenageou a UNEAFRO e os advogados Maria Sylvia de Oliveira e Sinvaldo José Firmo.

Dra. Maria da Penha faleceu em 2016, deixando um vasto legado de luta pelas prerrogativas da advocacia negra e sobretudo pela ascensão da mulher negra na advocacia e espaços de poder.

 

error: Conteúdo protegido.