SASP participa de homenagem ao ministro Lewandowski

por | fev 11, 2023 | Notícias

Por Marina Azambuja

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) participou hoje (11) da homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. A cerimônia foi organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em parceria com as entidades Coletivo Transforma MP, SASP, Associação de Juízes pela Democracia (AJD), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e Grupo Prerrogativas, Grupo de Conciliação dos Conflitos Fundiárias do CNJ e PUC-SP. 

O objetivo da reunião foi homenagear Ricardo Lewandowski, que durante a sua carreira como jurista, professor universitário e como ministro, que dedicou-se a defender a democracia e os direitos humanos e sociais. 

“Excelência é o povo brasileiro ao qual eu sirvo…É preciso que tenhamos uma visão de mundo ou uma ideologia. Uma visão na qual o povo é o senhor de seu destino para construirmos uma sociedade mais justa e solidária. Ser democrata é dar efetivação aos direitos fundamentais da pessoa humana”. 

A atividade que ocorreu na ENFF em Guararema foi iniciada por uma mística que destacou a importância da reforma agrária, da alimentação e dos direitos sociais e democráticos brasileiros que foram ameaçados nos últimos anos.  

Em seguida, o coordenador do MST, Ney Strozake, pediu um minuto de silêncio em consideração às vítimas do terremoto na Turquia e Síria e uma salva de palmas para o ativista Julian Paul Assange. A palavra foi passada aos representantes das entidades organizadoras.

O SASP foi representado pelo vice-presidente Marcus Seixas, que apresentou a luta do Sindicato em defesa da advocacia assalariada e da democracia. No final de sua fala, Seixas destacou o empenho de Lewandowski. 

“Por fim, novamente, gostaria de ressaltar que o ministro Lewandowski é um amigo, um parceiro de lutas nessa jornada democrática.” 

Após as apresentações das entidades realizadoras do evento, houve uma mesa de debates com a presença dos juristas Carol Proner, João Pedro Stedile, ministro Ricardo Lewandowski e Lenio Luiz Streck. 

 

error: Conteúdo protegido.