Por Marina Azambuja
O 20 de junho é considerado o Dia da Advocacia Trabalhista.
A data foi instituída pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) em 1963, que representa a fundação da primeira entidade da categoria no país, a Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (ACAT).
O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) parabeniza a todos os profissionais que atuam no Direito do Trabalho, pois acredita que lutar pelos trabalhadores é uma das maneiras de termos uma sociedade mais saudável e igualitária.
Ao longo dos tempos a advocacia trabalhista enfrentou diversas barreiras e atualmente não é diferente. Com a reforma de 2017 na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a situação de todos os trabalhadores do país ficou mais complicada e os postos de trabalho estão se tornando cada vez mais precarizados. Com a advocacia assalariada não é diferente.
“A advocacia tem como um dos pilares a defesa do direito do trabalho, que vem sendo atacado de forma sistemática pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e do Poder Legislativo. Mas a advocacia trabalhista é resistente e sempre atuante na defesa das prerrogativas e dos direitos sociais”, destaca Gaspar.