Por Marina Azambuja
O presidente do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP), Fábio Gaspar, participou do debate “Abolição da escravatura no Brasil” promovido pela OAB subseção Santana.
Ao apresentar o tema “Advocacia negra no mercado de trabalho”, Gaspar destacou a importância do abolicionista Luís Gama e da advogada e ex-diretora do SASP, Maria da Penha Guimarães, que lutou junto ao Movimento Negro para garantir dignidade e visibilidade aos direitos dos advogados negros.
Durante seu discurso Gaspar também enfatizou o desemprego crescente no Brasil e como a advocacia negra tem sido afetada com a desigualdade social nos dias atuais.
“Na Advocacia, que é um espelho dessa sociedade desigual, repete-se essa fórmula perversa, e poucos são os Negros e Negras que atingem sucesso profissional, ou cargos no Ministério Público e na Magistratura. Nas Côrtes Superiores então, essa desigualdade é ainda mais gritante.”
O evento ocorreu ontem (11) na sede da OAB Santana e contou com a presença de juristas, integrantes de movimentos negros contra o racismo e a sociedade civil.