SASP e Comissão da Mulher OAB Pinheiros debatem a representação de mulheres no Judiciário

por | jun 21, 2023 | Geral

Por Marina Azambuja 

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) juntamente com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Pinheiros organizaram o debate “Mulheres no STF” para discutir a representação feminina nos espaços de poder, inclusive nos espaços políticos e judiciário.

 

A mesa foi conduzida pela advogada e diretora do SASP, Luzia Cantal, e pela presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pinheiros, Ana Carolina Moreira Santos, e contou com a presença das juristas: Cláudia Barrilari, Angélica de Maria Mello de Almeida, Mônica de Melo, Teresa Cristina Cabral Santana e da e da vice-presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pinheiros, Luanda Pires. 

 

O evento reuniu alguns membros do SASP, como o presidente do SASP, Fábio Gaspar, o tesoureiro Luciano Barbosa, o vice-presidente do Marcus Seixas e a coordenadora da Comissão das Mulheres, Jorgiana Lozano. 

 

Para a diretora do SASP, Luzia Cantal, a atividade foi muito importante, pois além de discutir a representação feminina, analisou estratégias para romper com essa estrutura machista e racista limitantes, além de abordar a entrada de mais mulheres e pessoas negras nos espaços de poder, para que tenhamos uma sociedade mais diversa, plural e democrática.

 

“Estamos trazendo um tema indispensável para uma sociedade mais paritária e mais justa. Nós temos que entender como funciona essa estrutura política que foi feita para a manutenção do Estado de poder e quais as ferramentas que precisamos ter para romper com essa estrutura para colocarmos mais mulheres no comando do Poder Judiciário, para que possa analisar melhor as nossas demandas.”

 

Para Ana Carolina Moreira Santos ainda é necessário ter esperança e continuar lutando para que mais mulheres ocupem os espaços a que têm direito.

 

“Hoje estamos aqui em luta, não em luto, pois ainda temos esperança de termos mais uma mulher no Supremo Tribunal Federal”.

error: Conteúdo protegido.