Por Marina Azambuja
O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) realizou neste sábado (01) uma Análise de Conjuntura com Luís Nassif.
O evento ocorreu na sede do Sindicato, localizado no centro de São Paulo, e reuniu diversos advogados, membros da diretoria e representantes de movimentos sociais; entre o público estava o Ouvidor das Polícias, Claudinho Silva.
A mesa foi composta pelo jornalista Luís Nassif, o presidente do SASP, Fábio Gaspar e pelos diretores Luzia Cantal e Marcus Gama. Durante a abertura do evento, o presidente Fábio Gaspar destacou a importância do debate e enalteceu a atuação de Nassif como jornalista.
“É um reconhecimento e uma gratidão por todo o seu trabalho. Muito obrigado, nós agradecemos Poços de Caldas por nos ter dado essa grande personalidade do nosso jornalismo,” disse Gaspar.
Luís Nassif iniciou falando sobre o funcionamento da imprensa no país e como os grandes jornais e meios eletrônicos de comunicação conseguem manipular a população e entrar no jogo político.
“Fala-se em Fake News, mas as Fake News eram alimentadas pela própria mídia. Começa o discurso de ódio a ganhar um ímpeto.”
Outro fato importante destacado pelo jornalista foi a situação política e econômica do Brasil que está em reconstrução e quais os desafios enfrentados pelo novo governo.
“O Brasil agora tem condições de avançar, mas a agenda positiva virá no segundo semestre… Teremos um segundo semestre com uma consolidação gradativa do governo”
Nassif também enfatizou que os sindicatos brasileiros são fundamentais para o desenvolvimento do país, pois protegem os trabalhadores e estimulam uma sociedade mais democrática.
“Mais do que nunca a importância da participação geral dos movimentos sociais e dos sindicatos. A coisa mais vigorosa que temos hoje são os movimentos sociais; cada vez que eu vejo a capacidade desse pessoal de fazer política pública sem estado é impressionante”.
A análise de conjuntura foi transmitida ao vivo e está disponível na TV SASP no YouTube.