SASP participa de formação de Comitê de Crise para apurar ação policial no Guarujá
O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) juntamente com diversas entidades se reuniram com a OAB-SP para organizar um Comitê de Crise, cuja finalidade é apurar as mortes na Baixada Santista.
Até o momento foram confirmadas 14 mortes em comunidades, incluindo crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. O grupo composto por membros de várias entidades emitirá uma Nota desaprovando o comportamento do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da Secretaria de Segurança Pública, que não apenas ratificaram, mas legitimaram o comportamento truculento que causou tantas vítimas. O documento também questionará o governo estadual sobre o motivo pelo qual a operação policial deve permanecer até o final de agosto, tendo em vista que o responsável pela morte do policial Patrick Bastos Reis na última quinta-feira já está preso.
De acordo com as entidades, a intervenção militar foi muito desproporcional, pois 600 policiais se deslocaram da capital paulista até o Guarujá, causando impactos na comunidade. O Comitê de crise vai acompanhar junto ao Instituto Médico Legal (IML) se torturas foram praticadas durante a operação, asseverando que operações como as que ocorreram no Rio de Janeiro não podem se repetir no estado de São Paulo ou em qualquer outro lugar.
O SASP foi representado pelos Diretores e Coordenadores de sua CDH, Dra. Luzia Cantal, Dr. Sérgio e Dr. Francisco. Também estiveram presentes, dentre outros representantes, a presidente da OAB-SP Patricia Vanzolini, e as entidades: Ouvidoria das Polícias, CONDEPE, CDH da ALESP, CDH da Câmara Municipal de São Paulo, Grupo Prerrogativas, Comissão da Diversidade Negra, MNU, Conselho da Comunidade de São Paulo, Comissão Arns, Rede de Proteção Contra Homicídios, Intersindical, Ouvidoria Nacional, representante do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, e os parlamentares Eduardo Suplicy, Mônica Seixas e Paulo Fiorilo.
🔗 O Globo: https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2023/08/01/oab-sp-vai-fazer-apuracao-paralela-sobre-mortes-na-baixada-santista.ghtml
🔗 Coluna Mônica Bergamo: https://leiaisso.net/xxdd/