O Sindicato das Advogadas e Advogados de São Paulo vem a público manifestar sua indignação sobre o desligamento da advogada Luzia Cantal do MDHC.
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) é uma ferramenta fundamental para a defesa da vida, da liberdade e da dignidade, promoção da justiça e da igualdade, de instrumento institucional de combate à violência em geral, e às violações cometidas pelo Estado.
Com indignação fomos informados via mídia da exoneração da Ouvidora do MDHC, a valorosa companheira Luzia Paula Cantal, dirigente do Sindicato dos Advogados e das Advogadas de São Paulo, ex-Conselheira da OAB-SP, abnegada militante com larga experiência e dedicação à defesa dos Direitos Humanos e da Democracia.
A sua exoneração sem base legal, visto que a Ouvidoria tem mandato, com independência política e administrativa, torna o ato ainda mais chocante, em especial pelas qualidades excepcionais de Luzia Cantal, que teve seu nome jogado à execração pública e sua reputação enxovalhada.
Repudiamos essa conduta do MDHC e prestamos nossa irrestrita solidariedade à companheira Luzia Cantal.
SASP, São Paulo, 23 de setembro de 2024.