A inauguração da nova sede do Sindicato dos Advogados no Estado de São Paulo (SASP), no dia 3 de dezembro, foi marcada por muita emoção. A casa estava lotada de companheiros e companheiras que, além de prestigiar a histórica aquisição do Sindicato depois de 25 anos de legalidade, foram prestar homenagem ao saudoso João José Sady, morto em julho último.
O nome da nova sede dos advogados é João José Sady.
Valter Uzzo, como bem lembrou, emocionado, em seu discurso, a vida de Sady é a vida deum “advogado que nunca se omitiu, que nunca recuou”
Uzzo lembrou o início da sua carreira junto com João José Sady, “levei-o para trabalhar comigo no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos”, depois, ainda segundo o advogado trabalhista Valter Uzzo, foram muitas outras parcerias em sindicatos de trabalhadores, e já na década de 1980, a formação de um escritório em sociedade. “Foi ele quem ajuizou, numa época difícil do País, vários dissídios coletivos”, referindo-se aos governos da ditadura militar.
Uzzo destacou a preocupação que João José Sady teve durante toda a sua militância sindical, conciliar a luta corporativa e a luta política. “A pretensão de Sady não era apenas de lutar no sentido corporativo, mas também de unir os advogados que tinham compromisso com a liberdade e com as lutas do povo brasileiro”.
“Pura vontade de estar perto”
Ainda na inauguração da sede, na noite do dia 3 de dezembro, foi exibido um vídeo “Pura vontade de estar perto”, elaborado por Jeomark Roberto de Oliveira (funcionário do SASP e militante da Assembléia Popular) e Luis Carlos Suppi (militante do núcleo Caifazes), com imagens da ação de João José Sady ao longo de sua vida de militante sindical e político.
Na placa de inauguração da nova sede do Sasp está transcrita uma frase de João José Sady: “Cada passo conduz a um lugar incerto, que o povo vai pretendendo inventar para quando sair da escuridão”.
Veja algumas fotos ->>> Inauguração da Nova Sede do SASP