SABESP: entidades sindicais fecham acordo com nova diretoria

por | maio 20, 2025 | Comunicados

Na última quinta-feira (15) ocorreu a segunda assembleia dos trabalhadores para analisar as propostas da nova diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esta foi a primeira negociação salarial entre a empresa e as entidades sindicais após a privatização da entidade, em julho de 2024. 

 

A assembleia foi realizada pelos sindicatos majoritários: Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SINTAEMA) e Sindicato dos Urbanitários (SINTIUS) com o apoio do SASP. Durante a votação os trabalhadores aprovaram as propostas, sendo 81% dos votos a favor e 19% contra.

A SABESP apresentou nova proposta com reajuste de 5,53% (IPCA), aplicado a todos os benefícios.

 

Outro avanço importante foi o compromisso firmado pela Sabesp de que, a partir da primeira quinzena de outubro de 2025, quando se inicia a definição das metas do PPR 2026 (a ser pago em 2027), os sindicatos signatários ao ACT terão assento à mesa de negociação.

 

Durante a assembleia também foi aprovado o desconto, parcelado em duas vezes, de 0,5% de contribuição para os sócios, e de 5% para os não sócios. O prazo para as cartas de oposição fixado será de 16 a 31 de maio, lembrando que a carta deve ser entregue pessoalmente, de forma individual, na sede do SASP (Rua da Abolição, 167 na Bela Vista), entre as 9h às 12h e das 14h às 16h.

 

Os trabalhos na negociação salarial 2025-2026 foram realizados pelos diretores da base sindical da Sabesp, os advogados Norberto Maia e José Trindade, diretores do SASP. 

 

Fonte: Sintaema 

error: Conteúdo protegido.