“Olha Brasília, está florida, estão chegando as decididas.
Olha Brasília, está florida, é o querer, o querer das Margaridas”
(Canto das Margaridas – Loucas de Pedra Lilás)
Por Luzia Cantal
7ª MARCHA DAS MARGARIDAS – “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” aconteceu em Brasília no dia 15 e 16 de agosto de 2023.
A Marcha, que é realizada de quatro em quatro anos, tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical que, rompendo com padrões tradicionais de gênero, ocupou por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.
Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi cruelmente assassinada, na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983.
A Marcha das Margaridas é a maior ação política de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e 16 outras organizações parceiras.
Neste ano, que marca o retorno do Brasil à civilidade, o nosso Sindicato das Advogadas e Advogados de São Paulo esteve presente representado por Luzia Cantal e Sandra Monção, diretoras.
“Margaridas” vieram a Brasília de todos os cantos do país, para marchar para impedir retrocessos sociais e defender propostas de uma Política Pública mais justa. Marcharam pelos Direitos Humanos Fundamentais, pelo Meio Ambiente, contra o racismo, contra o machismo e pela inclusão social.
A Secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, se manifestou: “São quatro anos de construção coletiva, de formação, de caravanas, de audiências públicas e de construção de propostas para coroar com a nossa grande marcha em Brasília”.
Durante a permanência em Brasília, as Diretoras Luzia Cantal e Sandra Monção mantiveram encontros em vários Ministérios, onde mantiveram conversas preliminares tendo em vista o estabelecimento de futuras parcerias que atendam aos interesses e necessidades do nosso Sindicato.