CETESB: trabalhadores conquistam reajuste, mas a luta para conseguir os retroativos continua

por | jan 20, 2022 | Geral

Foto: Sintaema

Por Marina Azambuja

Faz dois anos que os trabalhadores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) lutam pelo reajuste referente aos anos de 2020 e 2021, determinados por duas decisões do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), porém negados pelo governador João Dória Júnior.

Na tentativa de receber os seus direitos, a categoria decretou uma greve que durou oito dias, e ao final conseguiram obter os reajustes de 2,60%, referente ao ano 2020, e 7,81%, referente ao ano de 2021, totalizando 10,61 do percentual acumulado, que devem ser aplicados a partir do dia 01 de janeiro de 2022, e que possivelmente cairão no dia 31 deste mês, ou por meio de folha complementar.

Em audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta quarta-feira, 19, as propostas foram apresentadas, e logo após aprovadas em assembleia sindical realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SINTAEMA), em conjunto com o Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) e Sindicato dos Químicos (SINQUISP).

Em relação aos dias de greve, os trabalhadores decidiram em assembleia que seriam 50% abonados e 50% descontados do banco de horas.

Apesar dos reajustes garantidos, o Governo do Estado de São Paulo recusa-se a pagar os retroativos utilizando-se da Lei Complementar 173/2020, porém os trabalhadores não desistiram e continuaram utilizando todos meios legais para conquistarem os seus direitos. 

error: Conteúdo protegido.