Dia da Justiça

por | dez 8, 2022 | Geral

O dia 08 de dezembro é conhecido como o Dia da Justiça

Por Marina Azambuja

A data foi instituída em 1945 por meio da Lei nº 8.292/1945, cuja finalidade é homenagear todos os servidores públicos que se dedicam diariamente para manter o funcionamento da Justiça no país. 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a advocacia é indispensável à administração da justiça, proporcionando o acesso da população ao sistema e garantindo os direitos individuais e coletivos indispensáveis, na defesa da ordem jurídica e na defesa do regime democrático.

Mesmo com todos os recursos institucionais, a Justiça brasileira ainda precisa evoluir para ser um instrumento de reparação da equidade, garantindo os direitos das pessoas vulnerabilizadas, dos povos originários e combatendo a desigualdade social, que é tão presente no Brasil. 

A diretoria do SASP parabeniza e agradece a todos os juristas comprometidos com as mudanças necessárias  no Sistema de Justiça brasileiro. Que nesta caminhada esses profissionais busquem aniquilar os traços elitistas, racistas e patriarcais, que assolam o Brasil historicamente.

Em 2022 o Sindicato comemorou 70 anos e realizou diversas ações em defesa da Justiça, da democracia e dos direitos trabalhistas. 

error: Conteúdo protegido.