Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

por | jul 25, 2022 | Geral

Por Marina Azambuja

A data foi escolhida para destacar a luta dessas mulheres que, diariamente, encontram obstáculos e enfrentam a desigualdade, preconceito e violência. 

A ideia surgiu em julho de 1992 quando diversas mulheres negras se reuniram em São Domingos, capital da República Dominicana, para unir forças e traçar estratégias sobre como combater o racismo e o machismo. 

A data também tem o objetivo de rememorar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Trata-se da líder quilombola do séc. XVIII que viveu na região do Vale do Guaporé, atual Mato Grosso, e que após a morte de seu marido tornou-se a rainha do acampamento e defendeu os direitos dos negros e indígenas, além de lutar contra a perseguição dos portugueses.

O SASP homenageia todas as advogadas negras latino-americanas e caribenhas que estão na luta, em especial homenageamos a memória de Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí e uma das primeiras do país. Em 1770 a jovem escreveu uma carta ao governador do estado denunciando os maus tratos sofridos por ela e suas companheiras em uma fazenda. O documento que atualmente é considerado uma petição trata-se de uma das representatividades do povo negro durante o Brasil Colônia. 

error: Conteúdo protegido.