Por Marina Azambuja
O ex-presidente do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP), Aldimar Assis, foi citado na biografia do ex-presidente Lula, Lula: volume 1, de autoria do jornalista Fernando Moraes.
Na publicação, Assis é mencionado juntamente com dezenas de juristas renomados que apoiaram Lula durante as acusações infundadas articuladas pela operação Lava-jato, que acarretou na prisão do ex-presidente em 7 de abril de 2018 em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.
Aldimar Assis é advogado e presidiu o Sindicato entre 2012 e 2018 e sempre esteve ao lado da advocacia assalariada e das prerrogativas profissionais, assim como a defesa da democracia, que tem sofrido ataques.
Em sua gestão a sede da entidade foi reformada, garantiu que o pagamento da anuidade da OAB dos advogados assalariados fosse feito pelos empregadores e colaborou na construção da Frente Brasil de Juristas e de forma decisiva na da ABJD.
A obra lançada este ano pela editora Companhia das Letras, objetiva-se em descrever os passos de Lula durante o seu governo e a vida do ex-presidente fora dos holofotes com toda a sua grandeza e complexidade.