Sindicato promove debate para discutir os desafios das mulheres na atualidade
Por Marina Azambuja
O mês de março é marcado internacionalmente pela luta das mulheres ao longo da história. Desde então muitas décadas se passaram, mas as mulheres ainda permanecem em hierarquias diferentes das dos homens em muitas culturas, e em casos mais graves, são violentadas e assassinadas.
Para discutir o importante tema, o Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo está promovendo o “SASP Debate: Direitos das mulheres na atualidade”.
O evento contará com a presença da ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho. As perguntas serão realizadas pelas advogadas, diretoras e conselheiras do SASP, Ana Lucia Marchiori, Eidy Lian Cabeza, Elisângela Volpe dos Santos, Gabriela Araujo e Mercedes Lima; enquanto a mediação será realizada por Luzia Cantal.
A conferência online acontecerá no dia 25 de março às 19h e será transmitida pelo canal TV SASP no YouTube.
Delaíde Alves Miranda Arantes
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, nasceu em Pontalina, Goiás, estado onde dedicou seu trabalho e vida acadêmica.
Graduada em direito pela Uni-Anhanguera, possui pós-graduação pelas universidades Universidade Federal de Goiás e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela PUC-GO, além de mestrado em Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, linha de pesquisa: Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília.
Delaíde analisou o trabalho doméstico como pesquisa e aprofundou-se em Direito do Trabalho, foi conselheira do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás e escreveu o livro O Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres.
Em 2011 tomou posse como ministra do Tribunal Superior do Trabalho em vaga destinada à Advocacia. Atualmente é presidenta da 2ª Turma de Subseção II Especializada em Dissídios Individuais e é Coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro TST/CSJT.