O SASP – Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de São Paulo, em parceria com o MATI – Movimento da Advocacia Trabalhista, realizaram no dia 16 de junho um Seminário Trabalhista, em Live realizada nos canais do YouTube das entidades. O evento contou com lideranças da advocacia trabalhista, autoridades e especialistas em Direito do Trabalho.

Na abertura do evento, o presidente do SASP, Fábio Gaspar destacou a relevância dos temas abordados. Para ele, “esse evento está sendo realizado no momento em que os direitos sociais continuam sofrendo perdas que já vêm desde 2017, com ataques sistemáticos, agravados por esse momento de pandemia”. Gaspar destacou a importância de realizar o evento em parceria com o MATI, “uma grande honra, já que nós estamos juntos nessa luta em defesa da Justiça do Trabalho há um bom tempo; fizemos, por exemplo, o Movimento em Defesa da Justiça do Trabalho, contra a extinção do Ministério do Trabalho, sempre de forma conjunta e unida”.

Marcos Chehab Maleson, diretor executivo do MATI também destacou a parceria com o SASP, que vem de vários anos, e que “o Sindicato dos Advogados é uma referência, uma entidade de luta e realmente representativa da advocacia paulista”. Ele destacou a ausência de debates na advocacia, especialmente sobre o Direito Coletivo, que afeta mais a questão sindical, em detrimento de outros assuntos “mais da moda” na área do Direito. Também lembrou da crise da pandemia, da irresponsabilidade do governo “negacionista” que provocou mais de ¾ das mortes por Covid por essa inércia, e o tema do Trabalho Remoto também se tornou importante para a advocacia nesse momento.

O evento, dividido em dois painéis, teve a mediação de Eidy Lian Cabeza e Marcus Seixas, no primeiro painel sobre Direito Coletivo, e de Luzia Cantal e Felipe Meleiro, no segundo, com o tema Trabalho Remoto.

O primeiro painel, sobre Direito Coletivo contou com a participação no debate dos advogados Anna Lyvia Ribeiro, integrante do Coletivo Independente de Advogadas e Advogados Negras e Negros; de Magnus Henrique de Medeiros Farkatt, diretor da ABRAT; e de Thiago Barison, vice-presidente do SASP.

No segundo painel falaram sobre Trabalho Remoto, os advogados Alessandra Camarano, da ABRAT; Isabel Tormes, vice-presidente da AAT-SP; Lázara Carvalho, diretora do MATI; e do Juiz do Trabalho, Guilherme Guimarães Feliciano.

Para ter acesso ao conteúdo da maior importância debatido com profundidade, a Live já está online nos canais do SASP e do MATI no YouTube.

VEJA O DEBATE COMPLETO NO CANAL DA TV SASP NO YOUTUBE, EM: