SASP participa da reunião com o Diretor da F/C-SABESP, e com outras entidades sindicais

por | jul 27, 2022 | Geral

Ontem, 26/07, o diretor do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo – SASP, Norberto Pereira Maia, participou de uma reunião na Costa Carvalho, sede administrativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp.

O encontro reuniu outras entidades sindicais, o  diretor financeiro (F), Dr. Osvaldo Garcia, que também responde pela Diretoria Corporativa (C) , e outros representantes da Superintendência de Recursos Humanos (CH).

A reunião teve como pauta a discussão sobre eventual reestruturação das unidades da Sabesp, para consequente privatização. 

Durante a reunião, o Dr. Osvaldo Garcia negou estar reestruturando as unidades da Sabesp, bem como não há por parte da administração da empresa ou do Governo do Estado de São Paulo, controlador majoritário das ações da Companhia, em privatizá-la.

Esclareceu também que apenas que há unidades na Companhia que estão passando por adequações, gerando pequenos impactos em algumas delas, como a extinção e criação de unidades na atual estrutura vigente, mas que isso não configura uma reestruturação geral nas unidades da empresa.

Segundo o Dr. Osvaldo Garcia, as reformas foram a centralização: Das controladorias, das comunicações, e das áreas comerciais do interior, que passam a responder hierarquicamente para as unidades da Capital. 

Para o diretor da Sabesp, essas mudanças são necessárias porque vão eliminar a sobreposição de atividades exercidas nas unidades que foram extintas, assim como é necessário o alinhamento das diretrizes de governança corporativa entre as unidades do Interior com as unidades da Capital.

Foi enfatizado que a extinção de algumas unidades não trouxe prejuízos aos trabalhadores da estatal, pois estes foram realocados para outros postos que necessitavam de mão de obra.   

Esclareceu também, sobre a transferência de hierarquia da Superintendência Jurídica -CJ, da Diretoria de Gestão Corporativa-C, para a Presidência-P, passando a denominar Presidência Jurídica-PJ, por compreender que dentro da estrutura corporativa o jurídico deve ser subordinado hierarquicamente à presidência, sendo necessária a mudança para corrigir o desvio de enquadramento existente na Sabesp. 

Por fim Osvaldo Garcia afirmou que poderá ocorrer a subordinação hierárquica das advogadas e advogados das unidades descentralizadas do interior e da Capital para a Superintendência Jurídica da Capital – PJ em São Paulo, sem que isso implique a mudança física dos profissionais para a Capital do Estado, que serão mantidos pela empresa no atual quadro jurídico descentralizado no interior e nas unidades jurídicas descentralizadas existentes em São Paulo.

error: Conteúdo protegido.