SASP participa de jantar com ministro Silvio Almeida

por | ago 19, 2023 | Geral

 

Por Marina Azambuja 

 

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) juntamente com as entidades jurídicas e movimentos sociais ABJD, AJD, Grupo Prerrogativas, ANAN, ADJC, Frente Esperança Garcia e MST organizaram nesta sexta-feira (18) um jantar para receber o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Luiz de Almeida. 

 

O propósito do jantar foi homenagear o ministro Silvio Almeida pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos e sociais das brasileiras e brasileiros. 

 

O evento aconteceu no Armazém do Campo na capital paulista e reuniu centenas pessoas, entre elas a deputada estadual Ediane Maria; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça, Lázara Carvalho; os coordenadores do MST, Ney Strozake e João Pedro Stédile, a CoDeputada Simone Nascimento; o coordenador da Comissão da Advocacia Assalariada da OAB-SP, Erazê Sutti; a vice-presidente do Sindiproesp, Marcia Semer. 

 

O SASP foi representado pelo presidente Fábio Gaspar, pelos vice-presidentes Marcus Seixas e Thiago Barison, pelos diretores Jorgiana Lozano, Ana Lúcia Marchiori, Marcus Gama, Mercedes Lima, Márvia Scárdua, Shirley Candido Claudino, Jonadabe Laurindo, Leocir Costa Rosa e Mabel de Souza.

 

A cerimônia foi conduzida pelo advogado e diretor do SASP, Jonadabe Laurindo, e em seguida o microfone foi passado para os representantes das entidades organizadoras do evento. 

 

O presidente do SASP, Fábio Gaspar, relembrou quando o ministro Silvio Almeida esteve no SASP para a realização de uma palestra no auditório Maria da Penha (diretora do Sindicato que foi fundadora da Comissão de Igualdade Racial da OAB e da Marcha Noturna).   

 

“Tivemos a percepção do tamanho, da grandeza intelectual do ministro, do conhecimento e da sensibilidade que ele tem com os problemas do Brasil e do povo brasileiro. O nosso sindicato tem uma bandeira em defesa dos direitos sociais, mas também há uma longa história na defesa dos direitos humanos. Portanto a nossa presença aqui é com muita honra, muita alegria e segurança de ter um ministro da estatura do Prof. Silvio de Almeida.”

 

O evento contou com muita música brasileira e rock, com a dupla Júlia & César Pimentel, e os diretores Marcus Seixas e Marcus Gama. A ala musical da bateria da escola de samba Vai-Vai animou o público com o melhor do samba paulista. 

 

Durante sua fala, o ministro Silvio Almeida agradeceu a iniciativa das entidades e falou sobre o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete na Bahia. 

 

“Sabe qual é a coisa mais absurda dessa história toda? É que ela já havia perdido um filho assassinado e ela de alguma forma, estava inserida em algum programa de proteção do estado brasileiro, que miseravelmente não funcionou. O Brasil é um país tão absurdo, que mesmo nas condições em que o estado brasileiro reconhece, não permitem a proteção das pessoas.”

 

Outro fato destacado pelo ministro Silvio Almeida é que o país precisa proteger os defensores dos direitos humanos que têm sido atacados todos os dias. Para o ministro, quando líderes de uma causa são atacados, isso atinge também todo o movimento e seus objetivos e princípios. 

 

“Quando se mata um defensor dos direitos humanos, não está atacando a pessoa porque ela está falando. Sabe o que se ataca? É a causa da pessoa. Porque o defensor dos direitos humanos faz aquilo que eu acabei de falar. Ele organiza o povo em luta e quando você mata um defensor dos direitos humanos você ajuda a desorganizar a população. Ajuda, de alguma maneira, fazer com que as pessoas fiquem desanimadas. É por isso que estamos aqui hoje pra dar um grito muito alto para a sociedade brasileira que nós não queremos mártires. Chega. Eu quero que os defensores dos direitos humanos possam atravessar esse caminho em direção a uma sociedade mais justa e vivos juntos conosco.”  

 

No final, o público ofereceu um bolo e cantou parabéns para comemorar o aniversário de Silvio Almeida que fora no dia anterior.

 

error: Conteúdo protegido.