SASP participa do lançamento da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia

por | jul 18, 2022 | Geral

No último sábado, 16, o Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) participou do lançamento da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia. 

O evento contou com 536 pessoas representando entidades ligadas aos Direitos Humanos, presos, perseguidos e familiares de desaparecidos políticos no Brasil.

Foram convidados o Presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU Frederico Violetas, o Secretário de Direitos Humanos da Argentina Horácio Petragalla, da Coalizão Internacional de Sítios de Memória representado pelo francês Doudou Diene, a Secretária de Direitos Humanos do Chile Haydee Oberreuter e representando as entidades nacionais pelo Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia Diva Santana.

O evento foi coordenado pelo ex-secretário executivo da CDHI, o brasileiro Paulo Abrão. Paulo além do seu trabalho na Comissão Interamericana também presidiu a Comissão de Anistia e introduziu projetos importantes como as Caravanas da Anistia, Marcas da Memória e Clínicas do Testemunhos, projetos que impulsionaram a implementação da Comissão da Verdade no governo de Dilma Rousseff. 

Hoje vivemos uma situação de negação da ditadura civil militar. A Comissão de Anistia deixou de ser uma comissão de estado para ser uma comissão a serviço do governo Bolsonaro.

A Coalizão por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia lançou um manifesto e a Comissão de Direitos Humanos do SASP assinou e participou do lançamento se integrando a Coalizão Brasil MVJRD. 

Faça parte da Coalizão: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezkIkypQ_y81hfN2J_IYnF74mPug82g-xJZMK2qVQwK2M0vw/viewform

error: Conteúdo protegido.