SASP reúne mais de 500 pessoas na Casa de Portugal

por | out 7, 2022 | Geral

Fábio Gaspar durante o discurso dos 70 anos do Sindicato.

O SASP comemorou seus 70 anos na capital paulista e reuniu dezenas de juristas renomados durante a homenagem.

Por Marina Azambuja no Migalhas

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) comemorou nesta quarta-feira, 05, os 70 anos da entidade. O evento que ocorreu na Casa de Portugal, no centro de São Paulo, reuniu mais de 500 pessoas e teve discursos que destacaram as atividades da entidade desde sua fundação, passando pelos anos de resistência à ditadura militar, a luta pela redemocratização do país e as principais atividades do Sindicato para combater os desmontes trabalhistas e para preservar os direitos sociais previstos pela Constituição de 1988, que completou 34 anos exatamente no mesmo dia em que a festa do SASP era realizada.

Estiveram presentes, toda a diretoria e representantes das comissões do Sindicato, além do presidente Dr. Fábio Gaspar. Durante sua fala, Fábio Gaspar ressaltou o esforço da entidade ao defender a democracia brasileira e parabenizou os ex-presidentes Amadeu Garrido de Paula, João José Sady, Ricardo Gebrim, Valter Uzzo, Carlos Alberto Duarte e Aldimar de Assis pelo desempenho, além de agradecer a força das mulheres decisivas na construção da história da entidade, entre as quais Mercedes Lima, Benedita Vera Bueno, Karina Pereira da Silva, Maristela Monteiro e Maria da Penha Santos Lopes Guimarães. O advogado evidenciou que o Sindicato tem se dedicado a combater os desmontes da área trabalhista e por isso criou o movimento Revoga Já!. 

“O SASP nos últimos anos tem enfrentado muitos desafios, entre os quais o da retomada conservadora no comando do país. Desde então o SASP vem lutando contra os efeitos nefastos da reforma trabalhista, previdenciária e contra a precarização do trabalho que levou à fome e ao desemprego de milhões de trabalhadores e trabalhadoras desse país.” 

Participaram da homenagem os representantes de associações e movimentos da área jurídica e trabalhista como  Débora Ribeiro (ANAN), Érica Meireles (ABJD), Horácio Conde (AATSP), Lazara Carvalho e Marthius Sávio Cavalcante Lobato (MATI), Marcia Freitas (ADJC), Leonardo Sica (OAB-SP), Oscar Alves de Azevedo (FENADV ), Otávio Pinto e Silva (ABRAT), Renato Gonçalves (Casa de Portugal) e Fabiano Silva (Grupo Prerrogativas). 

Também prestigiaram o evento juristas renomados como Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Vidal Serrano Nunes Junior, Miguel Pereira Neto, Guilherme Guimarães Feliciano, Alfredo Athié, Erazê Sutti, Magda Biavaschi, Sarah Hakim, Jorge Luiz Souto Maior, Marcelo Semer, Fernando Pacheco, Renata Marise Martins, Heitor Cornacchioni, José Augusto Rodrigues, Lívio Enescu, Oswaldo Rotband Neto e Mathius Sávio, entre outros.

As subseções da OAB-SP Francisco Morato, Lapa, Pinheiros, Jabaquara, São Miguel Paulista, Tatuapé, Santo Amaro e Santana foram representadas na comemoração e participaram também os sindicatos Sintaema, Sintrajud, Sindicato dos Médicos, Apeoesp, Sindicato dos Condutores de Guarulhos, dos Servidores Públicos de Santos, Sindicato dos Servidores de Educação de Francisco Morato, Sindproesp e as centrais CUT e CTB.

Foi registrada a presença de políticos importantes do estado de São Paulo e do Brasil, como José Dirceu, a vereadora Juliana Cardoso e os deputados Orlando Silva, Rui Falcão e Bebel. 

Uma prévia do documentário “SASP 70 anos em Defesa da Democracia” e um vídeo de representantes de movimentos foram apresentados. As entidades que se manifestaram foram Marcha Mundial das Mulheres, Uneafro, Coletivo Transforma MP, AJD, Revoga Já!, FENED, MST, AFAT, SAERJ, Sintrajud, Comissão da Advocacia Assalariada da OAB/SP, Sindiproesp e também o jurista Jorge Luiz Souto Maior. 

*Marina Azambuja é jornalista do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo.

error: Conteúdo protegido.