Valter Uzzo- cronologia de uma vida

por | nov 4, 2024 | Geral

 

Por Márcio Amêndola

 

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) homenageará o ex-presidente da entidade, Dr. Valter Uzzo por todos os anos dedicados à advocacia e à democracia brasileira. A cerimônia acontecerá durante a posse da nova diretoria do SASP, que será realizada no dia 06 de novembro de 2024 no Tênis Clube Paulista. 

Valter Uzzo nasceu em Santos em 31 de julho de 1940, cidade em que se formou em direito, em 1963, pela Faculdade Católica. Foi presidente do Centro Acadêmico Alexandre Gusmão, entre 1961 e 1962, e militou na União Estadual de Estudantes (UEE) e na União Nacional de Estudantes (UNE).

Em 1964, ano do golpe militar, o escritório de advocacia trabalhista onde Valter Uzzo trabalhava, em Santos, foi lacrado por seis meses pelo extinto Dops. Parte de seus integrantes foi presa ou processada. Passou então a defender na Justiça Militar presos e perseguidos políticos da Baixada Santista.

Em 1967 foi afastado do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, onde entrou por concurso na função de assessor jurídico. Paralelamente, foi presidente do Diretório Municipal de Santos do então Partido Socialista Brasileiro.

Em 1968, exilou-se no exterior em razão da perseguição política da ditadura militar. No ano seguinte, Valter Uzzo retornou ao Brasil e se instalou na cidade de São Paulo, dedicando-se à advocacia trabalhista.

Uzzo foi advogado de vários sindicatos, entre os quais bancários, eletricitários, metalúrgicos, jornalistas, ferroviários, aeronautas, aeroviários, motoristas e químicos. Participou da luta pela redemocratização do país, em atos e manifestações públicas. Também proferiu palestras e conferências. É autor de artigos jurídicos para revistas especializadas e jornais e ministrou diversos cursos jurídicos.

Nos órgãos de classe, foi secretário-geral da OAB-SP, presidente do Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP), conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas (AAT) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). 

Valter Uzzo assumiu a presidência do SASP nos anos 90 e liderou o movimento dos advogados trabalhistas contra a extinção da Justiça do Trabalho, quando foi realizada talvez a maior manifestação de advogados na história de São Paulo, em frente ao TRT. Posteriormente, Uzzo representou o SASP no movimento OAB Para Todos.

error: Conteúdo protegido.