
O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) organizou nesta quinta-feira (13), o evento “Resistência e Cultura- Diálogos, ritmos e resistência no Dia da Consciência Negra,” cujo objetivo foi evidenciar a valorização da ancestralidade, refletir sobre igualdade racial e ao reconhecer as expressões culturais negras que marcam no Brasil.
A atividade foi iniciada por uma mística teatral apresentada pelo grupo Conexão Fiel Capoeira, que expôs a origem da capoeira, passando pelas diferentes modalidades e como os capoeiristas enfrentaram discriminação e foram criminalizados ao longo da história. Logo após houve roda de conversa conduzida por Marcelo Ap. de Souza, capoeirista formado “Goro”, professor de História e pesquisador da ancestralidade negra.
Em seguida o Grupo Conexão Fiel Capoeira, sob a coordenação do contra-mestre Bambu, fez uma performance destacando a capoeira como símbolo de luta, liberdade e valorização da cultura negra.
O evento foi realizado na sede do SASP, localizado no centro de São Paulo, e contou com integrantes da diretoria, advogados e parceiros do Sindicato. A iniciativa da atividade foi da Comissão de Igualdade Racial e Verdade sobre a Escravidão (CIRVE) do SASP, coordenada pela advogada Mabel de Souza.
Conexão Fiel Capoeira
O grupo Conexão Fiel Capoeira, criado em 2020 na cidade de Guarulhos, é uma referência de resistência, luta e preservação da cultura afro-brasileira. Sob a liderança do presidente Contra Mestre Bambu e da vice-presidente Fabiana Dantas, o grupo desenvolve um trabalho dedicado ao ensino da capoeira, promovendo disciplina, inclusão e valorização das tradições. Com cerca de 50 alunos, o Conexão Fiel Capoeira fortalece a comunidade local ao transformar a capoeira em instrumento de educação, identidade e união.