SASP realiza II Prêmio João José Sady de Direitos Humanos na Casa de Portugal

por | out 31, 2025 | Notícias

Por Marina Azambuja

O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) realizou nesta quinta-feira (30) a segunda edição do Prêmio João José Sady de Direitos Humanos, cujo objetivo foi reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que se destacam na defesa da dignidade humana e na luta contra as injustiças sociais.

 

Em 2025 foram premiados Ítalo Cardoso (Advogado, sindicalista, ex-vereador e deputado estadual por São Paulo), Jorge Luiz Souto Maior (desembargador aposentado do TRT-15, professor de Direito do Trabalho na USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital), Magda Barros Biavaschi  (desembargadora aposentada do TRT4, doutora e pós-doutora em Economia Social do Trabalho pelo Instituto de Economia da Unicamp e professora na mesma universidade) e Patrícia Vanzolini (advogada, professora e doutora em Direito Penal, Presidente da OAB-SP 22-24 e Conselheira da CFOAB).

 

O evento também presta homenagem especial a João José Sady, advogado e ex-presidente do SASP, cuja dedicação incansável aos Direitos Humanos marcou a história da luta social em São Paulo. Seu legado segue inspirando novas gerações de defensores da justiça e da igualdade. 

 

O diretor do SASP e amigo pessoal de João José Sady, Takao Amano, emocionou o público ao relembrar momentos marcantes da trajetória do companheiro. Em seu discurso, Takao destacou as histórias vividas ao lado de Sady desde os primeiros anos de atuação no Sindicato, ressaltando o comprometimento e a paixão com que ele defendia os direitos da categoria. Recordou também a caminhada profissional e acadêmica de João José Sady, marcada por dedicação, ética e um profundo senso de justiça social. Segundo Amano, “Sady foi mais do que um colega de luta, foi um exemplo de liderança e de amizade verdadeira, que deixou uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.”

 

A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2021 e homenageou figuras de grande relevância na luta pelos Direitos Humanos: Luiza Erundina, Sinvaldo José Firmo, Júlio Lancellotti e José Mentor. Todos eles foram reconhecidos por sua trajetória de compromisso com os mais vulneráveis e por atuarem com coragem frente aos desmontes sociais e retrocessos institucionais.

 

Estiveram presentes integrantes da atual Diretoria do Sindicato, acadêmicos da área do direito, advogados, representantes de entidades e movimentos sociais parceiros do SASP e a família de Sady. 

 

Com o prêmio, o SASP reafirma seu compromisso com a valorização de quem, muitas vezes de forma silenciosa e pouco visível, dedica sua vida a proteger direitos, resistir às opressões e construir um país mais justo para todos.

 

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/199695614@N07/with/54891544322

 

error: Conteúdo protegido.