O 11 de agosto é considerado o Dia das Advogadas e Advogados brasileiros. A data marca o ano de 1827, quando D. Pedro I decretou a Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil e também inaugurou o primeiro curso superior no país.
De acordo com o quadro da advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há 1.293.844 advogados e advogadas no país, entre profissionais, estagiários e suplementares em todo o território nacional e 347.319 deles atuam no estado de São Paulo.
Apesar da quantidade de trabalhadores neste âmbito jurídico, ainda há muito o que enfrentar. Uma pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho comprova que um em cada três advogados deixa a carreira por transtornos mentais, mais uma grave consequência da triste realidade enfrentada por esses profissionais diariamente.
Os profissionais da advocacia merecem o respeito de toda a sociedade, pois são pilares indispensáveis para o funcionamento e acesso à Justiça no Brasil.
Além de amparar os clientes e oferecer a oportunidade de defesa, as advogadas e advogados são importantes na proteção da democracia por possibilitarem que a injustiça seja corrigida, para que prevaleça uma sociedade igualitária a favor das garantias, dos direitos humanos, e pelo acesso de todos à Justiça, indistintamente.
Desde sua fundação em 1952, o Sindicato das Advogadas e Advogados de São Paulo vem lutando diariamente para garantir direitos e melhores condições de trabalho na advocacia.
O SASP saúda as Advogadas e Advogados! Viva o 11 de Agosto!