O Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP) está completando neste 15 de setembro 72 anos de existência. Fundado em 1952 com o objetivo de defender a classe dos advogados empregados, o SASP foi muito além do que se poderia imaginar, participando ativamente da vida social e política do país, abraçando as causas em defesa da Democracia e do estado de direito, e se tornando uma referência em combatividade e respeitabilidade.
O primeiro presidente do SASP foi Cristovam Pinto Ferraz, que já em fins de 1951 articulava com outros advogados a fundação da entidade de defesa da categoria.
Desde a criação do Sindicato, a nossa diretoria se empenhou nas lutas sociais de seu tempo. Tivemos integrantes que confrontaram os anos de chumbo, sendo presos e torturados; outros advogaram corajosamente em defesa dos presos políticos.
Nos manifestamos contra o impeachment e o Golpe de 2016, e ainda estamos batalhando para barrar os efeitos nefastos das Reformas Trabalhista e Previdenciária, que trouxeram a precarização do trabalho, fome e o desemprego de milhões de brasileiros, sem deixar de lado a luta permanente em defesa das Advogadas e Advogados empregados.
Ao longo dos anos, o Sindicato se juntou a diversas entidades jurídicas e movimentos sociais para defender a democracia e os direitos sociais ao promover e participar de debates, seminários e premiações.
Parabéns ao SASP e toda a diretoria pelos 72 anos de luta em defesa da advocacia assalariada e da democracia.