Por Marina Azambuja

Oficializada pela ONU em 1975, a data formaliza o empenho das mulheres que lutaram por igualdade de gênero e melhores condições de trabalho. 

Porém o primeiro dia oficial da mulher foi celebrado em 19 de março de 1911. Até chegar a atualidade, houveram diversos movimentos femininos organizados ao redor do mundo. O discurso de gênero ainda não era formalizado, mas as diferenças entre homens e mulheres eram nítidas. 

Em fevereiro de 1909 houve a passeata das mulheres que reuniu milhares nas ruas de Nova York, exigindo direitos e melhores condições de trabalho.

No ano seguinte, em 1910, houve a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, que foi proposta pela alemã Clara Zetkin para combater a exploração praticada pelas fábricas na Europa. Um dos propósitos da convenção era articular um movimento sindical e socialista voltado para as necessidades das trabalhadoras, que passavam por situações mais degradantes do que a dos homens na época. 

Em 1911, 125 operárias foram mortas em um incêndio por serem contra a precariedade proporcionada pela Triangle Shirtwaist Company durante a Revolução Industrial. 

Em 1917 mulheres russas protestaram nas ruas contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. O ato das trabalhadoras foi um dos motivos que desencadeou a Revolução Russa e atualmente a data é rememorada como o dia “mulher heróica e trabalhadora”. 

Desde então muitas décadas se passaram mas as mulheres ainda permanecem em hierarquias diferentes das dos homens em muitas culturas, e em casos mais graves, são violentadas e assassinadas. 

De acordo com o estudo realizado pelo G1, a situação que já era grave intensificou-se ainda mais durante o isolamento social causado pela contaminação de Covid-19.   

No primeiro semestre de 2020 houve o aumento de 2% nos homicídios de mulheres e   1% nos feminicídios, o que calcula 1.890 mortes violentas; 2% a mais do que no mesmo período em 2019. 

Que o Dia 8 de Março não seja lembrado apenas como homenagem ao redor do mundo, mas uma data de luta pela equidade e respeito que devem ser alcançados todos os dias.