Carta em defesa da democracia e das prerrogativas dos advogados

por | set 3, 2016 | Jornal do Sindicato | 0 Comentários

São Paulo, 02 de setembro de 2016

 

logo sasp webO Sindicato dos Advogados de São Paulo vem a público denunciar o Estado policialesco que está se desenvolvendo no Brasil, ameaçando as liberdades democráticas em dentre elas, as prerrogativas dos advogados e advogadas.

Quanto às prerrogativas, foi com preocupação que recebemos a notícia das agressões perpetradas contra o advogado Renato Almeida Freitas Jr., na cidade de Curitiba. Perplexos ficamos com as imagens de violência despropositada praticadas contra o advogado  Mauro Rogério Silva dos Santos, na cidade de Caxias do Sul/RS, que denunciou, inclusive, em seu perfil nas redes sociais ter sofrido ameaças.

Por outro lado, o Decreto da Casa Civil da Presidência da República de 31 de agosto de 2016, que “autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no revezamento da Tocha Paraolímpica dos Jogos Rio 2016”, traz riscos incomensuráveis à democracia e às liberdades democráticas.

Nas entrelinhas de tal Decreto está a resposta do ilegítimo governo ao movimento popular, que convocou um protesto para o domingo (04/09/2016) em São Paulo, dia em que a tocha passará pela cidade. Resposta esta que somente poderia ser interpretada como ameaça, pois, tão logo o protesto fora convocado para a Av. Paulista, a rota de passagem da tocha foi alterada para o mesmo local, visando dissuadir os manifestantes. Neste caso, Governo Federal e Estadual estão aliados no mesmo intuito repressor.

Vale destacar que o uso desproporcional e covarde do aparato repressivo nos últimos 4 (quatro) dias tem sido denunciado nas redes sociais e na mídia alternativa, através de vídeos que exibem diversas cenas de abuso e violência por parte da Policia Militar.

Esta postura é irresponsável e inaceitável, atenta contra o Estado de Direito, instituindo um verdadeiro Estado de Exceção.

Convocamos a sociedade brasileira a tomar ciência dos fatos e, particularmente, a categoria dos/as advogados/as, para que nos unamos em prol da democracia, das liberdades democráticas e das nossas prerrogativas. Estejamos atentos, pois o delicado momento político em que vivemos não poderá admitir o arbítrio, sob pena de vivenciarmos o rompimento do tecido social.

Desta forma, o Sindicato dos Advogados de São Paulo apresenta seu repúdio a estes ataques dirigidos às liberdades democráticas em defesa da soberania popular.

 

 

Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo

CNPJ: 54.281.415/0001-00

Rua Abolição, 167, Bela Vista – SP – CEP: 01319-010

Telefone: (11) 3118-2516   E.mail: sindicato.adv@terra.com.br“>sindicato.adv@terra.com.br   Site: www.sasp.org.br

error: Conteúdo protegido.