Comissão da Verdade do Estado de SP realiza audiência sobre tombamento de centro de repressão

por | nov 28, 2012 | Notas Rápidas | 0 Comentários

Na próxima quinta-feira, dia 29-11, das 14 às 18 horas, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” realizará uma audiência pública sobre “O tombamento da sede do DOI-Codi e seus usos como lugar de memória”. A audiência ocorrerá no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).  O evento será transmitido ao vivo pelo link http://www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web

 

O edifício onde funcionou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, II Exército) de São Paulo, localizado à rua Tutoia, atual 36ª Delegacia de Polícia, foi um dos maiores e mais temidos centros de repressão da ditadura militar (1964-1985). No encontro, será debatido o tombamento do prédio e sua transformação em lugar de memória, cujo proponente é Ivan Seixas, presidente do Condepe (Conselho de Defesa da Pessoa Humana).

 

Entre os participantes, estarão representantes do Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ministério Público Federal e do Núcleo de Preservação da Memória Política, além de ex-presos políticos que estiveram no DOI-Codi. O deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade do Estado de SP (CVE), e Ivan Seixas apresentarão a audiência.

 

Entre as experiências bem-sucedidas como locais de memória está o Memorial da Resistência, antigo Dops, que hoje é o sexto museu mais visitado da cidade de São Paulo, com cinco mil visitantes ao mês. Na Argentina, um dos exemplos mais emblemáticos de lugar de memória é a Escola Superior de Mecânica da Armada (Esma), onde funcionou, entre 1976 e 1983, o Centro Clandestino de Detenção. Em 2004, foi convertido em Museo de La Memoria.

 

Audiência Pública: “O tombamento da sede do Doi-Codi e seus usos como lugar de memória”

Data: 29/11 (quinta-feira), das 14h às 18h

Local: Auditório Teotônio Vilela, no 1º andar da Assembleia Legislativa de São Paulo, Avenida Pedro Álvares de Cabral, 201 – Ibirapuera.

Realização: Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

 

Programação

 

Abertura:

 

Deputado Adriano Diogo – Presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

Ivan Seixas – proponente do tombamento do prédio do DOI-Codi

 

Debatedores:

 

Sandra Kishi- Representante do GT Memória e Verdade do Ministério Público Federal

Maurice Politi – Núcleo de Preservação da Memória Política

 

Depoimentos de ex-presos que passaram pelo DOI-Codi:

 

– Elza Lobo

– Artur Scavone

– Gilberto Natalini

– Rosalina Santa Cruz

– Aton Fon Filho

– Reinaldo Morano

COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO “RUBENS PAIVA”

55 11 3886-6227 / 3886-6228

contato@comissaodaverdadesp.org.br


Avenida Pedro Álvares de Cabral, 201, piso Monumental –  Ibirapuera – CEP 04097-900 – São Paulo / SP

error: Conteúdo protegido.