O racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra

por | nov 14, 2012 | Notas Rápidas | 0 Comentários

No dia 24 de novembro, das 9h às 14h, o sindicato promoverá mais um seminário sobre a Consciência Negra com o tema "O racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra". Participe! 

O Sintrajud e o Sindsef organizam o seminário "O racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra". O objetivo é levar à categoria uma reflexão séria e profunda sobre esse tema e impedir que o debate sobre a questão racial seja relegado a segundo plano. Apesar da importância, constantemente a questão é tratada de forma superficial. A população negra ainda é alvo de diversos preconceitos e sua história de luta, coragem e resistência são retratadas de forma equivocada nos livros didáticos. 

Com o fim da escravidão, arrancada através de muita luta, os negros foram colocados a margem da sociedade. Ainda hoje, a opressão, o preconceito e o mito da inferioridade estão presentes no cotidiano desta parcela da sociedade e são utilizadas para justificar contratações com salários rebaixados e as investidas policiais, que vitimam principalmente os jovens negros. Tudo servindo à lógica da exploração do sistema capitalista. 

Essa situação se agrava pelo fato de mais da metade da população brasileira ser negra. Infelizmente, es sa maioria ainda não se traduziu em direitos e conquistas para aqueles que, durante mais de três séculos, foram forçados a trabalhar no processo de acumulação de capital no Brasil. Venha participar deste debate! Esta luta também é sua!

O evento deste ano contará com três apresentações:

"Violência policial", com militante José Eduardo Rosa "Buiú" (Graduando do 4ª ano no curso de História no Centro Universitário da Fundação Santo André (CUFSA). Militante do Espaço Socialista, Organização Marxista, no ABC paulista e integrante do Rosa Negra, coletivo de combate ao racismo em Mauá).

"Cotas no serviço público e nas universidades", com militante Joselicio Junior "Juninho" (jornalista e pós-graduado em mídia, informação e cultura pela CELACC/ECA-USP. Membro do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro e do Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino). 

"Racismo na literatura brasileira", com o dirigente Wilson H. Silva. Formado em História e mestre em cinema pela Universidade de São Paulo. Membro do Quilombo Raça e Classe e do Setorial LGBT e da Executiva Estadual da CSP-Conlutas. 

As inscrições para participar do seminário estão abertas, na secretaria do Sintrajud no telefone (11) 3222-5833.

Apoiadores:
Central Sindical e Popular – CONLUTAS
Fenajufe
Tribunal Popular
Revista Crítica do Direito
Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo
Associação dos Juízes para Democracia – AJD
Movimento Nacional Quilombo e Classe
Assembleia Nacional dos Estudantes Livres – ANEL

error: Conteúdo protegido.